BLOG

Sumário

Como fazer planejamento financeiro de marketing?

O planejamento financeiro de marketing é um trabalho de gestão dos recursos financeiros do setor.

O seu objetivo é garantir que a equipe seja sustentável no longo prazo e consiga enfrentar diferentes cenários e crises..

Com uma organização financeira, é possível usar melhor os recursos disponíveis e aumentar as probabilidades de sucesso.

A tarefa exige entender mais sobre o funcionamento do setor. Como são as receitas e as despesas para os próximos meses? 

O conceito é muito parecido com o que você faz com as suas contas pessoais. Será preciso saber qual é o seu cenário financeiro: o que vai entrar, o que vai sair, quais são os prazos, quais são os desafios e o que precisa ser corrigido.

O planejamento também proporciona uma série de benefícios para que o time de marketing consiga sobreviver e crescer de forma sustentável.

Ele representa o controle, organização e monitoramento de tudo o que se refere aos recursos financeiros do setor.

Mas como fazer um planejamento financeiro de marketing? Confira a seguir.

Tenha metas

Defina metas e objetivos para a área de marketing. Pode ser desde o que deve ser alcançado em termos práticos, como número de visitantes em uma página, seguidores no Instagram ou assinaturas na newsletter, ou mesmo qual é o retorno esperado em cada uma delas.

A partir dessas definições, é possível traçar estratégias com o intuito de alcançá-las.

Nesse momento você também deve definir um valor inicial a ser investido. 

Essa é uma maneira de manter os seus objetivos mais realistas, garantindo que o orçamento disponível realmente permita que certos números e resultados sejam alcançados.

Saiba quem é seu público-alvo

Entender quem é o seu público-alvo também é essencial.

Afinal, as melhorias e estratégias em seu planejamento financeiro devem ser feitas de acordo com as preferências e demandas da sua audiência.

O feedback dos clientes é muito importante para isso. Você pode centralizar dados e informações dos consumidores para identificar comportamentos e hábitos.

Tenha um bom controle

Garanta um controle de tudo o que entra e sai do setor.

A ideia é levar todas essas informações para uma planilha, relatório ou sistema, centralizando aquilo de que você vai precisar.

É isso que vai fornecer uma visão mais ampla da saúde financeira da área, ideal para aprofundar ao máximo os detalhes e, assim, enriquecer a sua análise e facilitar a tomada de decisão.

Conheça seu funil de vendas

Essa parte é importante, porque, em alguns casos, a jornada até a conversão pode ser um pouco mais lenta.

Por isso, é preciso compreender o cenário e estruturar o planejamento a partir dele.

Não basta conhecer os seus custos operacionais, é preciso entender, por exemplo, quanto tempo demora até se ter um retorno esperado. 

Mensure resultados

Um ponto positivo do marketing digital é a possibilidade de acompanhar números e indicadores financeiros com regularidade.

As informações devem ser monitoradas de perto para encontrar eventuais erros ou ameaças ao seu planejamento. Assim é possível garantir as maiores chances de fazer correções sem muitos prejuízos.

Esses dados também são fundamentais para os próximos planos de marketing.

Seguindo todas essas dicas, a sua equipe de marketing pode se beneficiar de uma série de vantagens, como estratégias mais precisas, gestão simplificada, redução de custos, mais oportunidades de negócio e muitas outras!

Quer começar a investir em Marketing Digital? Chama a gente!

VAMOS CONVERSAR?

Ganhe velocidade, faça seu negócio decolar!