O planejamento financeiro de marketing é um trabalho de gestão dos recursos financeiros do setor.
O seu objetivo é garantir que a equipe seja sustentável no longo prazo e consiga enfrentar diferentes cenários e crises..
Com uma organização financeira, é possível usar melhor os recursos disponíveis e aumentar as probabilidades de sucesso.
A tarefa exige entender mais sobre o funcionamento do setor. Como são as receitas e as despesas para os próximos meses?
O conceito é muito parecido com o que você faz com as suas contas pessoais. Será preciso saber qual é o seu cenário financeiro: o que vai entrar, o que vai sair, quais são os prazos, quais são os desafios e o que precisa ser corrigido.
O planejamento também proporciona uma série de benefícios para que o time de marketing consiga sobreviver e crescer de forma sustentável.
Ele representa o controle, organização e monitoramento de tudo o que se refere aos recursos financeiros do setor.
Mas como fazer um planejamento financeiro de marketing? Confira a seguir.
Tenha metas
Defina metas e objetivos para a área de marketing. Pode ser desde o que deve ser alcançado em termos práticos, como número de visitantes em uma página, seguidores no Instagram ou assinaturas na newsletter, ou mesmo qual é o retorno esperado em cada uma delas.
A partir dessas definições, é possível traçar estratégias com o intuito de alcançá-las.
Nesse momento você também deve definir um valor inicial a ser investido.
Essa é uma maneira de manter os seus objetivos mais realistas, garantindo que o orçamento disponível realmente permita que certos números e resultados sejam alcançados.
Saiba quem é seu público-alvo
Entender quem é o seu público-alvo também é essencial.
Afinal, as melhorias e estratégias em seu planejamento financeiro devem ser feitas de acordo com as preferências e demandas da sua audiência.
O feedback dos clientes é muito importante para isso. Você pode centralizar dados e informações dos consumidores para identificar comportamentos e hábitos.
Tenha um bom controle
Garanta um controle de tudo o que entra e sai do setor.
A ideia é levar todas essas informações para uma planilha, relatório ou sistema, centralizando aquilo de que você vai precisar.
É isso que vai fornecer uma visão mais ampla da saúde financeira da área, ideal para aprofundar ao máximo os detalhes e, assim, enriquecer a sua análise e facilitar a tomada de decisão.
Conheça seu funil de vendas
Essa parte é importante, porque, em alguns casos, a jornada até a conversão pode ser um pouco mais lenta.
Por isso, é preciso compreender o cenário e estruturar o planejamento a partir dele.
Não basta conhecer os seus custos operacionais, é preciso entender, por exemplo, quanto tempo demora até se ter um retorno esperado.
Mensure resultados
Um ponto positivo do marketing digital é a possibilidade de acompanhar números e indicadores financeiros com regularidade.
As informações devem ser monitoradas de perto para encontrar eventuais erros ou ameaças ao seu planejamento. Assim é possível garantir as maiores chances de fazer correções sem muitos prejuízos.
Esses dados também são fundamentais para os próximos planos de marketing.
Seguindo todas essas dicas, a sua equipe de marketing pode se beneficiar de uma série de vantagens, como estratégias mais precisas, gestão simplificada, redução de custos, mais oportunidades de negócio e muitas outras!
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