O mercado de vendas está se expandindo e as possibilidades e oportunidades de fechar um negócio são as maiores vistas até hoje.
Junto a esse aumento há um crescimento da competitividade e do mercado de clientes em potencial. Por isso, às vezes, pode ser difícil gerenciar seu foco e investimentos dentro dessa vastidão.
Para ajudar nesse processo, existe o ICP, ou Ideal Customer Profile, uma estratégia que ajuda a criar um perfil de consumidor ideal.
O Ideal Customer Profile busca aproveitar satisfatoriamente o que é oferecido em seu negócio.
E para defini-lo é necessário considerar uma série de fatores que devem ser classificados e filtrados pela empresa em questão. Vamos falar mais sobre isso a seguir.
Como definir e aplicar o ICP na minha empresa?
Existem alguns métodos que podem auxiliar nesse processo. Confira nos tópicos abaixo.
Use histórico de clientes
Ter uma lista de nomes reais que efetivamente realizaram a compra é o jeito mais fácil de começar a desenvolver um molde para o seu consumidor ideal.
Essa lista te apresenta exemplos palpáveis de pessoas que ficaram satisfeitas com o seu serviço. Além disso, é possível saber onde você pode melhorar.
Liste os clientes com os melhores atributos para vendas
Nesse ponto você vai começar a “filtrar” quem se encaixa como ideal ou não.
Da lista inicial mantenha quem avaliou melhor seu produto ou serviço, quem voltou para múltiplas compras, quem foi elogiou o atendimento,etc. Esses seriam os candidatos com mais potencial.
Além disso, é de extrema importância saber quais características prejudicam o processo de venda e atendimento. Por isso, liste também os traços de um cliente em potencial que danificam o relacionamento mais do que elevam.
Busque padrões em vendas bem sucedidas
Agora é o momento de dar os toques finais.Com a lista de melhores clientes pronta, é necessário observar quais deles apresentam diferenciais ou características que facilitam o relacionamento.
É importante lembrar, no entanto, que o ICP não é algo estático e precisa ser constantemente revisado e atualizado.
Além disso, pode ser recomendável comparar o Ideal Customer Profile com o resto de sua base de clientes. Algum padrão relevante pode surgir.
Quais vantagens o ICP traz para a minha empresa?
Criar um ICP auxilia de diversas formas as bases de uma empresa, mas vamos elencar os dois principais benefícios para que você possa visualizar melhor.
Maior eficiência de vendas e marketing
Depois de definir seu cliente ideal, você pode usá-lo para gerar leads de alta qualidade com características que correspondem ao seu ICP.
Criado o ICP, fica mais fácil desenvolver personas de usuário para ajudar sua equipe a otimizar ainda mais as estratégias de marketing e vendas.
Minimizar desistências e perda de interesse em qualquer estágio do funil de vendas
O atendimento pós e pré compra se torna mais fluido para ambos. Isso porque, assim, você terá certo conhecimento de quais podem ser as complicações antes mesmo do atendimento.
Percebeu a importância de criar o seu Ideal Customer Profile? Mas não tenha pressa, esse processo exige calma e dedicação. Se precisar de uma ajuda, você pode contar com a gente.