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Passo a passo para montar um anúncio no facebook

O Facebook se consolidou como a rede social favorita dos brasileiros e não pretende desocupar a posição tão cedo.

E com tanta gente conectada por tanto tempo, apostar nos anúncios no Facebook é cada vez mais uma importante estratégia para ganhar visibilidade e potencializar as conversões.

Quer entender melhor como incluir esse importante canal na sua estratégia de marketing e apostar nas frentes mais adequadas? Então, continue a leitura!

Como criar seus anúncios no Facebook

Passo #1: defina os objetivos e as personas

Comece dedicando um tempo ao planejamento.

Essa é uma etapa fundamental para que as suas campanhas sejam eficazes e tragam os resultados esperados. 

Afinal, é preciso focar no público do seu negócio e nos formatos mais adequados para otimizar ao máximo as verbas.

Primeiro, é importante saber quais os objetivos que devem ser atendidos com a campanha. 

Quando falamos dos anúncios no Facebook, essa é uma informação ainda mais importante, uma vez que ela definirá o tipo de campanha a ser criada.

Aqui, também é preciso definir as personas do seu negócio. 

Entender o perfil demográfico, os interesses e os problemas a serem resolvidos vai ajudar a segmentar as campanhas e, novamente, otimizar os resultados.

Passo #2: crie a campanha

Existem 2 maneiras de criá-la:

Usando a opção de “impulsionar publicação” no post que você deseja patrocinar; e

acessando o gerenciador de anúncios do Facebook.

A 2ª opção costuma ser melhor para criar e analisar os anúncios. Quando você vai direto no impulsionamento do post, você consegue apenas criar uma campanha de engajamento.

Na outra opção, é possível visualizar todos os tipos de campanhas e anúncios, além de relatórios muito mais completos.

Esse também é o momento em que você vai selecionar o tipo de campanha a ser criada (caso faça o processo como na 2ª opção).

O Facebook divide os objetivos das campanhas em 3 grandes blocos:

  • reconhecimento:  são exibidos para as pessoas com mais propensão de prestar atenção neles. Para isso, o Facebook faz uma estimativa do número de pessoas que se lembrarão do anúncio por até 2 dias e usa essa métrica como principal indicador da campanha. Esse não é um formato para quem busca vendas ou uma ação imediata, e sim para quem deseja trabalhar na construção de marca.
  • consideração: são anúncios que já buscam algum tipo de resposta do público. Ou seja, a persona está mais avançada na jornada de compras. Aqui você vai encontrar os formatos de anúncios de engajamento, geração de leads, acesso ao site, entre outros. Recentemente, o Facebook disponibilizou também a possibilidade de anunciar na página inicial do aplicativo móvel do Messenger, tornando possível incentivar mais conversas com a marca.
  • conversão: esses são os anúncios do Facebook focados em vendas, visitas ao estabelecimento físico ou qualquer outra ação externa que você deseje. É possível instalar um pixel de conversão do Facebook em seu site, por exemplo, e impactar novamente quem acessou alguma página, mas não concluiu a ação. Uma excelente estratégia para aumentar as vendas!

Passo #3: defina a segmentação, a verba e o posicionamento dos anúncios

Chegou a hora de criar a segmentação dos anúncios.

Além de dados demográficos (como sexo, idade, país e estado), é possível selecionar interesses e alguns comportamentos.

Você ainda pode segmentar a campanha para pessoas com uma determinada renda familiar ou para aqueles que possuem afinidade para compras na internet, entre outras opções.

Nesse momento, o Facebook ainda vai pedir para você selecionar os posicionamentos dos anúncios. Existem diversas opções aqui também, como o feed dos usuários, a coluna da direita, os vídeos sugeridos e o Messenger (além, é claro, das opções para Instagram).

Por fim, você também deverá definir o orçamento e o período de veiculação da campanha. 

Há tanto a opção de orçamento diário quanto a de uma verba a ser investida em um período determinado. Além disso, você pode selecionar os dias e horários de veiculação dos anúncios.

Passo #4: crie os seus anúncios

As imagens e os textos dos anúncios também são determinantes para o sucesso da campanha. 

Você deve passar a mensagem de forma objetiva e ainda conseguir se destacar em meio aos posts dos amigos da sua persona.

Vale dizer que os anúncios com menos de 20% de texto na imagem obtêm desempenho melhor no Facebook. Por isso, use a imagem do post ou do anúncio como um complemento visual e deixe as informações para o título e o descritivo.

Passo #5: acompanhe os resultados

A sua campanha já está completa. 

Agora, você deverá acompanhar os indicadores e fazer pequenos ajustes e melhorias para otimizar os resultados.

Algumas siglas vão começar a fazer parte da sua vida, como CPC e CPM.

O custo por clique (CPC) define o valor a ser pago para o Facebook a cada clique no seu anúncio. Já o CPM efetua a cobrança a cada mil visualizações do anúncio, independentemente de cliques ou interações.

O Facebook ainda pode realizar a cobrança por engajamento ou por aquisição, variando de acordo com o tipo de campanha escolhida.

Passo #extra: otimizando os resultados

Além das dicas acima, você pode adotar algumas estratégias para otimizar os resultados.

Realizar testes A/B, ou seja, veicular anúncios com pequenas modificações de texto, imagem ou segmentação, ajuda a entender melhor o que traz mais resultados.

O recurso de criar “audiências similares” também é uma ótima chance de incrementar a sua base de clientes. Com ele, é possível inserir uma base de emails no Facebook e impactar pessoas com perfil parecido na rede.

A grande sacada aqui é acompanhar todas as métricas oferecidas pelo Facebook em conjunto e cruzar os aprendizados para criar campanhas cada vez mais efetivas. 

Por isso, não deixe de entender melhor o Facebook Insights e usar essa ferramenta a favor do seu negócio!

Achou tudo isso muito complicado?

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