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Market share: uma técnica para descobrir oportunidades de  crescimento

Market Share é um indicador que mostra a posição que uma empresa ocupa em relação aos seus concorrentes. 

Com ele é possível fazer análises estratégicas importantes para planejar o crescimento de uma empresa.

Ele pode ser definido como a parcela de mercado que uma empresa detém. 

Para definir essa parcela, são considerados aspectos como volume de vendas, faturamento, quantidade de clientes, lucratividade etc.

Esse importante indicador é muito utilizado para fazer análises sobre o desempenho dos produtos e serviços comercializados e entender melhor a realidade do mercado.

Geralmente, a intenção das empresas é conquistar o maior market share e se tornarem líderes no mercado de atuação.

Mas como é feito o cálculo da participação no mercado? Existe uma fórmula de market share? Vamos ver isso a seguir.

Como calcular o market share de uma empresa?

Não há muito segredo em como calcular o market share de uma empresa. A questão é em qual aspecto você usará como critério para medir a sua participação no mercado.

No geral, a fórmula de market share é a seguinte:

Market share = resultado da sua empresa / resultado do mercado × 100

As variáveis dessa fórmula de market share devem estar baseadas em um período específico.

Veja alguns exemplos de aspectos para analisar:

1 – Market share de receita

Para calcular o seu market share com base na receita gerada nos últimos 12 meses, sabendo que a receita foi de R$ 200 mil e a do mercado foi de R$ 1 milhão. 

Ao aplicar os valores na fórmula acima, o seu market share será igual a 20%.

2 – Market share de unidade

O market share também pode ser medido com base nas unidades vendidas do seu produto.

Se uma empresa de computadores, por exemplo, vendeu 15 mil unidades em um ano e os demais concorrentes venderam, juntos, 300 mil unidades, o market share dessa empresa será de 5%.

Para calcular o market share com base nas unidades vendidas ou na receita gerada dependerá do mercado em que a empresa está inserida e do tipo de produto que ela comercializa.

O market share de unidade é mais indicado para empresas que buscam se diferenciar. Já o de receita é recomendado para empresas que praticam preços superiores aos de seus concorrentes.

3 – Market share de clientes

Outra maneira de calcular o market share é a partir da quantidade de clientes.

Nesse caso você precisa saber o total de clientes em potencial e fazer a relação com os clientes que você já possui.

Suponhamos que a sua empresa forneça um software de gestão para outras empresas (B2B).

Atualmente, você tem 30 clientes ativos. No entanto, o mercado em você atua possui 150 empresas que buscam o tipo de solução que você oferece. Nesse caso, o seu market share é de 20%.

4 – Market share relativo

O market share relativo tem como referencial o concorrente com maior participação.

Se o market share desse maior concorrente for de 45% e o seu for de 20%, logo o seu market share relativo será de 44,4%.

Esse cálculo geralmente é feito para saber o quão próximo você está da liderança do mercado.

Ficou claro o que é e como calcular o market share de uma empresa?

Mas atenção: o resultado desse indicador não deve ser analisado isoladamente. 

É preciso colocá-lo sempre em perspectiva a fim de identificar oportunidades e ameaças, sem perder de vista os objetivos estratégicos do seu negócio.
Ficou com vontade de adotar novas estratégias de marketing e impulsionar o crescimento da sua empresa? Fale com a gente!

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